top of page
Foto do escritorCAPB GESTÃO

ATA RO - 30/11

PAUTAS:

  1. Balanço das reuniões presenciais

  2. Sofrimento dos estudantes de Medicina

  3. Desdobramentos sobre a discussão a respeito da verba da UNIFESP e retorno presencial


1. Balanço das reuniões presenciais


Daniele: foram feitas duas ROs presenciais como teste. Não considerou como reuniões onde poderíamos avaliar de fato a participação dos estudantes, dado que na segunda RO foram bem menos pessoas do que na primeira. Mesmo assim, o ambiente de discussão é mais aberto. Entende que vale a pena continuarmos com elas presencialmente.


Chau: as ROs presenciais mesmo com a mesma quantidade de pessoas em ROs online, é melhor para organizar as coisas e fica mais dinâmico, além de possibilitar mais coisas do que online. Deveríamos voltar a realizar reuniões presenciais, mas deveríamos realizar presencial semanalmente. Apesar de realizar no horário do almoço não ser ideal, é melhor do que após as aulas


Daniele: sobre ser semanalmente ou quinzenalmente, havíamos levantado na gestão que haviam membros que não poderiam participar toda a semana. Assim, precisamos organizar a participação da gestão nas ROs para que elas ocorram.


Andressa: fui apenas na primeira RO presencial. gostei bastante e acho que acaba envolvendo mais, porém na segunda reunião eu não fui e não posso comentar a respeito. Acho que pode ser complicado para algumas pessoas que moram longe mas é bom pensar para o ano que vem já


Rafael: a interação no formato presencial é de fato melhor, e a questão da pandemia já está mais controlada. Importante nos atentarmos para como serão as aulas no ano que vem, em relação a aulas presenciais e quantidade de estudantes no campus. Mesmo a RO que foi mais esvaziada foi melhor que a online.


Daniele: entende que compensa avaliarmos semanalmente, retornando com o presencial e avaliando junto aos estudantes. No final da gestão, não devemos buscar mais preocupações do que já temos. Caso ocorram mais aulas online do que presenciais, podemos voltar às ROs online.


Daniele: antes da pandemia as ROs ocorriam nas segundas-feiras, mas fizemos na quinta e sexta dessa vez


Chau: as reuniões eram nas segundas-feiras, é preciso avaliar a disponibilidade da gestão. Podemos colocar como possibilidade na segunda-feira meio dia para a gestão discutir.


ENCAMINHAMENTO:

  • Retorno das reuniões ordinárias presenciais semanais às segundas-feiras no horário de almoço e em casos atípicos realizar reuniões online



2. Sofrimento dos estudantes de Medicina


Daniele: está desenvolvendo IC no LASCOL sobre o sofrimento dos estudantes de medicina e nos fatores no curso que geram o sofrimento mental, ausência de dispositivos de permanência estudantil e de cuidado e questionamento dos métodos utilizados na universidade para detectar esse processo de sofrimento. Irão realizar rodas de conversa sobre o tema (papel do curso, dos colegas, etc.). Pensaram em chamar o CA para participar dessa roda de conversa, além de convidar pessoas de Guarulhos para produção de um documentário. Questiona se o CA gostaria de participar mais ativamente do projeto, que adquiriu caráter de extensão.


Chau: questiona qual seria a participação do CAPB no projeto


Daniele: a intenção é de que o CAPB participe mais da etapa de discussões e roda de conversa. Irão se juntar com alguns NAEs. Quanto ao cronograma, elas as rodas de conversa só acontecerão no ano que vem. O intuito do projeto é justamente de apontar a ausência de mecanismos de permanência estudantil e como isso prejudica os estudantes mais vulnerabilizados.


Chau: aponta as problemáticas presentes na PRAE e no NAE. Questiona sobre a possibilidade do CA participar criticamente dos espaços


Daniele: concorda totalmente e justamente por isso entende que o CAPB deve participar, apontando criticamente a atuação dos NAEs/PRAE. O material produzido seria levado para esses órgãos, que muitas vezes adotam a postura de passar um formulário e medicar, ou ignorar o sofrimento de determinados grupos.


Rafael: questiona sobre o cronograma do projeto


Daniele: o cronograma será disponibilizado ao longo do projeto, mas pode mandar ele até dezembro.


ENCAMINHAMENTO:

Participação do CAPB nas discussões e rodas de conversa do projeto “Saúde mental e sofrimento acadêmico: identificando fatores associados ao sofrimento de estudantes da medicina da Unifesp”



3. Desdobramentos sobre a discussão a respeito da verba da UNIFESP e retorno presencial


Caroline Fernandes: disponibilizou o contato do CA de Direito da Unifesp e uma conhecida que é promotora também ofereceu ajuda. O cronograma ainda não foi decidido e poderiam entrar com uma denúncia contra a Unifesp, para obrigar o retorno presencial, e em seguida o CAPB ou o DCE poderiam realizar ação contra a União, para aumento das verbas.


Chau: são coisas que ainda temos que avaliar porque não consegui ainda falar com a Nathalia do CA de direito. Meu único receio é determinarmos que as aulas irão voltar e a parte das verbas não acontecer. Assim, a unifesp seria obrigada a voltar mesmo sem verba e o que faríamos em relação a isso, pensando que a unifesp ignora questões de permanência estudantil


Andressa: recebeu repasse da Maria Teresa de que irão retornar 100% presencialmente em 2022, que foi a universidade que deu esse indicativo. Assim, questiona se deveríamos agir já ou aguardar mais informações.


Caroline Fernandes: não podemos fazer as coisas sem pensar e devemos ver como vai ser esse processo. Acho interessante esperar a posição da PROGRAD. Sobre a Maria Teresa, ela disse que as aulas teóricas não irão voltar, não sei se isso muda a cada ano, mas para a turma da 89 não voltaria, o máximo seria 50%. Vou ver a questão jurídica melhor e trago retorno


Chau: embora não tenha passado no CG, a universidade aprova as coisas por fora. Devemos levar em conta esses fatores antes de tomar uma ação. Precisamos aguardar sobre informações quanto ao retorno e o calendário. O que podemos discutir por hora é sobre o orçamento porque isso já está colocado.


Larissa: achou bem problemático o repasse feito pelos representantes, pedindo planejamento por parte dos estudantes para retornar 100% presencialmente a partir de março. A decisão do retorno precisa passar nas instâncias ainda. Fala para os estudantes acompanharem o CONSU que irá debater o retorno.


Caroline Fernandes: temos alguma informação de quando a grade de 2022 estará fechada?


Rodrigo: no último CG, foi informado de uma proposta de calendário para 2022, mas que só será discutida na próxima reunião. É enviado email com a convocatória para os conselheiros.



ESTIVERAM PRESENTES: Rafael Prado, Daniele Passos, João Chau, Rodrigo Barbosa, Nathalia Alves, Andressa Vivas, Palloma Souza, Caroline Fernandes, Laura Ferla, Camila Santos, Larissa Parra






22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page