top of page
Foto do escritorCAPB GESTÃO

ATA RO - 23/03

PAUTAS:

  1. Comissão eleitoral

  2. Comissão de moradia

  3. Comissão de curso

  4. Semana de recepção e cronograma


1. Comissão Eleitoral do CAPB


Comissão Eleitoral deve ser formada um mês antes do fim da gestão atual, de acordo com o estatuto, mas o prazo não pôde ser seguido. Foi convocada comissão pela gestão e os nomes devem ser aprovados.


Vinicius: Solicita esclarecimento de qual momento está o processo após ter visto divulgação.


Nathalia: contextualiza que eleições acontecem anualmente e quem organiza são membros do CAPB que não participam de chapa. Processo é importante para manter participação democrática e ordem do processo. A própria, Daniele Vieira da 87 e Rafael Prado são os candidatos para formar comissão e estão abertos para sugestões.


ENCAMINHAMENTO:

  • Aprovação da comissão eleitoral, composta por Nathalia Alves, Rafael Prado e Daniele Passos



2. Comissão de Moradia


A atual representante está saindo e precisamos de uma nova representante da epm. É importante que tenhamos alunos engajados nessa pauta, pois existe uma moradia hoje pois há muitos anos existe uma pressão estudantil pela moradia universitária. O projeto está no papel e em andamento. A comissão de moradia precisa estar ativa e precisa ser puxada pela gente. A pessoa da comissão precisa ter isso em mente. A Caroline Fernandes da turma 89 se candidatou, embora não esteja presente, pode sim ser eleita.


Caroline Fernandes: estavam trabalhando pra conseguir verba parlamentar, gostaria de saber mais informações sobre isso.


Chau: A pessoa mais indicada para tirar essa dúvida seria a Carla, a antiga representante. Existe abono de falta, caso precise. Essas comissões menores são mais tranquilas, e mais flexíveis.


Caroline Fernandes: Eu quis me envolver com isso, pois eu vim de um lugar onde não tinha moradia e me revolta ver como os alunos daqui não possuem tanto suporte assim. Vejo muitos estudantes ficando desamparadas em relação a isso e acredita que isso seja falta de interesse de pessoas colocarem isso como prioridade.


Chau: fica muito feliz com o interesse e energia. Todo ano os impedimentos são colocados como prioritários e essa pauta é relegada e coisas básicas para um ensino de qualidade e coisas extra que a faculdade pode oferecer são deixadas de lado.


ENCAMINHAMENTO:

  • Respaldo do CAPB à estudante Caroline Fernandes para representação discente na comissão de moradia do campus SP a ser encaminhada pela coordenação de relações internas.



3. Mudança de representação Discente da turma 86


A turma promoveu internamente o processo. Seria interessante o CAPB se introduzir mais nesse aspecto, não tomando frente, mas acompanhando. Há 55 respostas, tendo cerca de 110 pessoas na turma. A candidata mais votada foi a Renata e como vice foi a Giulia Bosso.


Chau: Traz perspectivas sobre essas questões , e coloca esses espaços como necessários, embora sejamos minorias na comissão, estudantes são maioria no campus. Quando escolhemos um representante, é preciso ter em mente as injustiças que já ocorreram e como devemos nos posicionar enquanto alunos.


Larissa: Como politizar isso na semana de recepção?


Chau: Sugere dar exemplos e contextualizar o papel do representante discente internamente na universidade e a formação da universidade.


ENCAMINHAMENTO:

  • Respaldo do CAPB às estudantes Renata Tsuji e Giulia Bosso para representante discente da turma 86 na Comissão do Curso Médico, respectivamente para titular e suplente - a ser encaminhado pela coordenação de relações internas do CAPB - Aprovado por consenso.


4. Semana de Recepção dos Calouros


Estamos a uma semana da semana de recepção dos calouros e discutindo internamente com a gestão e outras pessoas. Foi feito três convites: SIMESP, contato de setor de saúde indígena da UNIFESP/SPDM e para liderança comunitária da Mario Cardim e outras 14 comunidades do entorno da Vila Clementino e Brigadas Populares do MUP e os espaços ficaram de fora.


João: foco de atuação do espaço do SIMESP seria sobre trabalho médico, atuação do sindicato. A ideia foi para pensar no ME como porta de entrada para atuação política continuada muitas vezes pela atuação sindical. O convite para o SIMESP foi pensado para desfazer o mito do profissional liberal e qual o papel da medicina pela DSPSD


Vinicius: achei muito pertinente. É um momento perfeito pra inseri-los nessas discussões. A gente coloca muita energia na semana de recepção, mas não sabe o quanto disso é realmente proveitoso, pois é muita informação. Nas próximas semanas, vamos perdendo forças e isso acaba se perdendo.


Chau: não acha que vai ser um grande problema se esse espaço não acontecer no momento, mas quer levar à reflexão de pensar qual o propósito da semana. Pensando no SIMESP que é um exemplo de atuação sindical, que estarão capacitados para fazer uma fala de 20 minutos. Comenta também sobre o espaço de saúde indígena e das Comunidades com as Brigadas Sanitárias, que é um espaço importante e que dá concretude para essas discussões.


Mari Prete: acha interessante essa ideia do simesp. Contudo acha que esse espaço é restrito e precisamos dar prioridade para a baixa adesão ao movimento estudantil. Rodrigo vai falar do tripé, no final ele podia fazer extensão.


Cronograma da semana de recepção:

SEG

  • 9:50 => O que é o movimento estudantil

TER

  • 10h => o que é o CA e eleição dos discentes na comissão do curso

QUINT

  • 8-9h => DENEM e CLEV

  • 9-10h => reunião ordinária

  • 10-11h => Tripé universitário e permanência estundantil

  • 11-12h => Questão indígena

  • 14-15:30 => Peça sobre racismo

  • 15:30-16:30 => Lei de cotas

  • 18h => Confraternização CAs

SEX

  • 14-16h => Sarau


Larissa: Quem vai fazer a fala da Denem?

Chau: eu farei essa falai como CR da Denem


ENCAMINHAMENTO:

  • Espaço sobre a comunidade Mário Cardim e as Brigadas Sanitárias do MUP na semana de recepção - responsável: Chau





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page