PAUTAS:
Aprovação das coordenadoras da clev com representantes discentes na comissão de mobilidade;
Abertura do Edital para Rede de Ajuda da Gestão Esperançar.
INFORME CONSU
Lale: Foi criado um novo regimento do HSP/HU, que não estava público (foi criado por pessoas só dá SPDM), 3 Consu atrás foi passado como informe pelo Prof. Fúlvio, o que gerou uma discussão, pois deveria ter construção coletiva. Sintunifesp falou de discutir no conselho do HSP, onde tem diversos grupos, mas não houve aprovação do regimento nesse conselho.
Regimento não foi feito pelo Conselho, mas por pessoas da SPDM de dentro do Conselho.
Muitas ações sem questionamento e aprovação da comunidade, Sintunifesp recomendou a criação de um grupo de trabalho, para haver maior participação popular.
Segundo Consu: foi passado de novo como informe o regimento novo, de novo teve discussão e foi tirado como encaminhamento que seria criado grupo de trabalho. No terceiro Consu, o gt ainda não tinha sido criado e o regimento iria ser passado como informe de novo, o que gerou intensa discussão. Por fim,o regimento foi revogado, (deve ser retirado do site) para ser criado coletivamente: no gt existirão 2 representantes do sintunifesp, 2 do representantes do Afunifesp, 2 de TAE e 2 representantes das entidades representativas estudantis (1DCE e 1CAPB). Escolher quem do CAPB fará parte desse grupo de trabalho e ajudar nas decisões envolvendo a SPDM e a Unifesp na reetruturação do HSP, reuniões com Sintunifesp e Afunifesp. Precisamos decidir isso em um ou dois dias.
1. Aprovação das coordenadoras da clev com representantes discentes na comissão de mobilidade
Manu: a CLEV tem cadeira na comissão de mobilidade, o chau era representante discente, mas a Laurinha também acompanhava. Precisamos manter nosso lugar lá.
Dessa: disputa política entre Clev e IFBR
Clev: ligada ao CAPB e a DENEM, quem tem uma cadeira na IFMSA, sendo responsável pela organização dos intercâmbios na Unifesp, a DENEM tem interesse em democratizar esse intercâmbio
IFMSABR: ligada à direita, sem ligação com a IFMSA mundo, sem interesse em democratizar o intercâmbio, usurpam o poder da Clev em vários locais, interferindo com o financeiro da DENEM. Há dois anos a IFBR começou a se articular na Unifesp, disputa atualmente parada, pouca articulação dos membros.
Interesse da Clev em abrir vagas de intercâmbios na Unifesp, impedir a ação da IFBR e manter o espaço da Clev, não perder vagas.
Manter a posição da Clev na comissão de mobilidade.
Lale: importância da rede de ajuda ser ligada ao resto do CAPB, para que não haja um golpe da Clev, com tentativa de usurpar o poder e substituir pela IFBR.
Manu aprovada como titular e Andressa como suplente na representação discente na comissão de mobilidade.
ENCAMINHAMENTOS:
Fazer carta de respaldo confirmando a Manu e a Andressa como representantes discentes na comissão de mobilidade.
2. Abertura do Edital para Rede de Ajuda da Gestão Esperançar
Bani: férias chegando, começou a ter muita responsabilidade, dividir as funções, sobrecarga. Tentar abrir no mês que vem.
Manu: Lembra que tínhamos discutido que iríamos delegar funções, mas que não seria separado em coordenações, mas não sabe direito como seria e tem medo que ficaria desorganizado.
Lalê: obrigatória presença da RA nas reuniões de gestão, delegar no grupo o que cada um fará. Colocar uma preferência de cada coordenação, comportar quem já tem um interesse específico e quem quer um pouco de cada coordenação. Decidir na reunião de gestão e no grupo.
Dessa: organizar antes em cada coordenação, mas deixar aberto para mais participações, sem estar engessado na coordenação. Organizar uma planilha, para ter maior controle, colocar o que cada um fez.
Maria Izabel: dúvidas quanto ao edital, se já colocamos o número de vagas disponíveis.
Lale: edital parecido com o da Denem, explicar o que é RA (não só um trabalho braçal, pessoas que se formem na gestão, para depois assumirem no futuro). Não tem vagas, geralmente aprovamos todo mundo que se inscreveu.
Maria Izabel: quanto tempo deixamos aberto forms para as pessoas se inscreverem?
Lale: Uma semana e meia aberta, reunião com as pessoas (entrevista). Cada coordenação fez suas próprias perguntas, que não seriam desclassificatorias, mas foram feitas só para ter noção dos conhecimentos da pessoa e seus objetivos.
Cada um da gestão se subdividir nas entrevistas.
Dessa: dúvida se irá se inscrever em uma coordenação específica
Lale: vai se inscrever na RA, apenas com interesse em alguma coordenação. Liberdade da RA de fazer trabalhos em qualquer coordenação.
Bani: só pontuar para não precisar fazer todo mundo da gestão em uma reunião só para não assustar a pessoa.
Manu: acha que não teria muito problema não ter RA específico da CLEV porque é tudo muito burocrático, não sendo necessário tanto conhecimento, desde que tudo seja bem separado entre as RAs. Pode ser positivo por ter mais gente para ajudar.
Matheus: parte atual da RA da DENEM, escolhe três coordenações que gosta, apoia a ideia do CAPB, importante ser algo geral.
Maria Izabel: deu a sugestão em colocar no formulário dizendo qual área tem mais interesse. Além disso, na entrevista é interessante que na entrevista esteja a pessoa da coordenação em que o candidato tem mais interesse.
Lale: ninguém se candidata às internas, poucas pessoas entendem o que é, importante ser geral, para que a RA entenda depois melhor cada gestão. Colocar o interesse conforme a ação e não a coordenação.
Rodri: colocar no forms opções de coisas para fazer, as quais a pessoa pode marcar conforme o que tem mais interesse.
Mari: colocar uma pergunta aberta e um teste com as ações que ocorrem, para a pessoa ter opções e escolher qual se identificam mais.
Maria Izabel: no edital tem o que cada coordenação faz?
Palloma: dá trabalho fazer todo o processo?
Lale: fazer o edital, o forms, divulgar no instagram, nos grupos, na sala. Tem tudo no edital
Bani: podemos pensar em um prazo do dia 4 ao dia 15 de julho, nos dividiríamos para fazer reuniões nas férias para, quando iniciar o semestre, já termos RA. Teríamos 12 dias para fazer os editais.
Lalê: a única mudança seria alterar os critérios de certificação, o que cada coordenação faz, tarefas, quem é da gestão.
Maria Izabel: prazo para o edital
Rodri: definir a data de abertura do edital
Matheus: sugestão de começar dia 04, acabar antes do dia 15 e fazer as entrevistas antes das férias.
Carol: acha que deixar inscrições abertas do dia 4 ao dia 8 é suficiente, sabendo que a divulgação será intensa mesmo antes de ter abertura do edital
Lalê: podemos usar os dias da RO como dias de entrevista. 4 a 8 aberto e o resto até dia 15 para entrevistas, se for feita ampla divulgação. F1echar sábado a noite e já organizar as entrevistas no domingo.
Maria Izabel: fazer o edital até dia 1
Paloma: quando começar a divulgar?
Mari: avisar da festa e da abertura do edital
Lalê: frequência da reunião de gestão (75%), frequência da RO (40%-12 reuniões), e análise subjetiva da gestão
Matheus: a forma como o CUJA pune falta é boa, a pessoa pode justificar e a gestão pode ou não considerar a justificativa como válida para ganhar presença.
ENCAMINHAMENTOS:
Organizar o processo de seleção da rede de ajuda: as inscrições ocorrerão via forms entre os dias 4 e 9 de julho. Assim, deve ser feito o edital do processo, que estará pronto até o dia 3 de julho. As inscrições serão divulgadas nas salas antes da liberação do edital.
ESTIVERAM PRESENTES: Andressa, Manu, Lalê, Bani, Carolina loyelo, Palloma, Maria Izabel, Kenzo, Rodrigo, Mari Prete, Matheus.
Comments