PAUTAS:
Formalização dos novos representantes discentes da CCM do primeiro ano
1. Formalização dos novos representantes discentes da CCM do primeiro ano
Matheus: É representante da turma. Fizeram um cronograma de datas, com período para todos lerem o regulamento, para pessoas lerem o formulário, para análise dos candidatos. Decidiram formar uma chapa única (Lucas Abdo como titular e Matheus Aranha como suplente), então a votação era “chapa” e “nulo”.Teve 23 votos, sendo 2 votos nulos e 21 votos para chapa.
Chau: É importante preencher esses espaços, mas entender a importância desse espaço e o que queremos fazer nele. a CCM é um espaço em que os estudantes estão em minoria, é importante que, nessa configuração em que temos poucos votos, não pensemos em depender só desses espaços. Assim, precisamos pensar em como ocupar esses espaços de forma estratégica: estar ciente das mudanças, trazer para os estudantes e debater. Muitas vezes, os professores naturalizado coisas que prejudicam os estudantes: os representantes tem o papel de demonstrar que tais ações não devem ser normal. É importante trazer também para o CAPB para pensar o que fazer.
Mariana: Queria comentar sobre o que está ocorrendo com a questão do professor de Medicina Legal, que é racista, machista, transfóbico entre muitas outras coisas. O debate atualmente vai ser levado para a CCM, com muitos percalços e empecilhos. Isso é só um exemplo do que pode ocorrer lá dentro.
Chau: Mesmo que tenhamos cadeiras lá, ainda assim é difícil que nossas demandas sejam atendidas. Assim, a situação que a 88 está passando demonstra como o espaço da CCM é limitado. Não tenham tantas expectativas em relação a esse local.
Lucas: Pede pra explicar a situação em que está o professor de med legal.
Mariana: Não foi afastado. O departamento de Patologia contratou outro professor, porém não teve formalização disso perante a coordenação do curso, a qual está defendendo o professor.
Chau: Quando o caso estourou nas redes sociais, a Unifesp abriu processo administrativo para resolver o problema. Fizeram uma câmara na reitoria, com processo sigiloso, para julgar o caso. Dizem para aguardarmos, não dão informações sobre o processo (sigiloso) e nada é feito, os alunos continuam tendo aula com o professor racista.
Maria Izabel: Na época, houve alunos que criaram BOs?
Chau: Acha que não
Mariana: Hoje em dia, o fato de ter vazado o vídeo da aula prejudicou o processo e que deveria ter sido feito tudo por via institucional. Estamos tentando essa via agora, mas sabemos que não vai dar certo por ela.
Palloma: O Prof Aluísio já disse que a CCM extraordinária serve apenas para pressionar o julgamento da reitoria.
Vinicius: Esse é um caráter típico da CCM, que é um caráter de proteção de docentes.
Por exemplo, foi levado para a CCM o caso de uma aluna que seria reprovada injustamente. Os alunos se organizaram pra impedir isso, mas a decisão sobre a reprovação dela já estava tomada, independentemente do que os alunos falassem (eles não ouvem de igual para
Lucas: todas as reuniões estarão os 18 representantes docentes e os 6 discentes?
Lale: sim. E tem um grupo dos representantes discentes no whatsapp
Chau: é importante saber que quem é representante tem abono de falta.
Lucas: tem dúvidas porque passaram apenas uma cartilha. As votações estão sendo abertas ou fechadas?
Vini: está sendo no Google meet, com votação aberta no chat.
Vini: o bebedouro do DCE foi retirado. Isso é muito grave por se tratar de um retrocesso: antes era muito difícil encontrar bebedouro na faculdade. Agora retiraram o bebedouro do DCE sem nenhum aviso, o que é um desrespeito ao espaço. Acha que a gestão deve se organizar e questionar em relação a isso.
Mariana: sugere que essa pauta seja levada em outra reunião devido à Assembleia.
ENCAMINHAMENTOS:
Matheus Aranha e Lucas Abdo formalizados como representantes discentes na CCM - aprovado por consenso.
ESTIVERAM PRESENTES: Mariana Prete, Vinicius Reis, Larissa Parra, Palloma Souza, Andressa Gomes, Maria Izabel, Lucas Abdo, Matheus Aranha, João Chau, Lucas Zambello, Caroline Silva, Isabelly, Juan Pablo, Rodrigo Barbosa, Mario.
Comments