top of page
Foto do escritorCAPB GESTÃO

ATA RO - 17/08

PAUTAS:

  1. Vinda da Isa Penna

  2. EREM


INFORME REPRESENTAÇÃO DISCENTE NA CG


Vinícius : Já fazem três anos que estou como RD na Câmara de graduação. E desde que começou o internato não estou conseguindo participar das reuniões. Só para explicar, a câmara de graduação CG diz respeito a toda a UNIFESP. Nela tem representação discente e docente de todos os cursos, incluindo os departamentos. Então, caso alguém queira ser RD da CG, estou a disposição para conversar



INFORME REPRESENTAÇÃO DISCENTE NA COMISSÃO DE MORADIA


Carol: A Comissão da Moradia estudantil será reativada, e a medicina precisa de representante discente. Precisamos de um efetivo e um suplente. Dando um panorama geral, o campus SP não possui moradia estudantil. Estamos tentando viabilizar esse projeto por meio de emenda parlamentar. Enquanto isso, a comissão vão ser composta por RDs de todos os cursos, mais os docentes. A ideia é os alunos levarem suas demandas em relação a construção da moradia e da sua construção. Dando um panorama subjetivo, tem alunos que perdem 15h semanais indo e voltando para casa, e esse é um projeto necessário. Então, eu também me coloco à disposição para conversar, caso alguém queira ser RD da moradia.


Chau: É importante a reativação dessa Comissão. A moradia é uma pauta histórica do campus SP, e foi um dos primeiros campus a discutir essa questão, que começou em 2017, ressaltando que nenhum campus da Unifesp, atualmente, possui moradia estudantil. Seria importante levar essa pauta para um CR DCE, e ver como os outros campus estão se organizando em relação a questão da moradia. A comissão ficou por vários anos desativado, por isso, é de extrema importancia que ele seja reativado.


 

1. Vinda da Isa Penna


Izabelly: Gostaríamos de discutir sobre a vinda da Isa Penna aqui na Unifesp, porque parece que algumas pessoas foram contra. Estamos tentando articular com ela uma emenda parlamentar para a moradia; mas em troca, ela quer um espaço para falar sobre o projeto dela, universidade sem assédio. Precisamos saber qual é o posicionamento do CAPB para que a gente consiga encaminhar


Chau: Gostaria de saber mais sobre essa questão da emenda da Isa Penna


Carol: A GT da moradia estudantil está tentando articular essa emenda com a Isa Penna, inclusive, ela mandou uma carta de requerimento para a reitoria da Unifesp, cobrando-os em relação a políticas de moradia estudantil e alimentação no RU. Conversei com a assessora dela, e ela falou que seria interessante fazer a reunião com a GT, o Orlando, e ela, no mesmo dia do espaço, para falar sobre o projeto. Como tem o prazo para enviar as emendas, precisamos de uma resposta rápida, porque só conseguimos articular com ela a emenda. Não conseguimos com os outros candidatos. Então precisamos saber se a gente pode ou não dar um encaminhamento pra vinda dela.


Mariana: Houveram algumas divergências em relação ao posicionamento político da Isa Penna, mas de qualquer forma, foi proposto que ela viesse com outras candidatas de posicionamentos políticos diferentes, a fim de criar um debate. É preciso ter cautela em relação a que políticos o CAPB se envolve. Temos o nosso posicionamento político e ela não está em concordância, e não podemos abrir mão do nosso posicionamento. A desavença é porque a Isa saiu do Psol, foi construir um movimento com o MBL, do Kim Kataguiri. O Chau pode explicar melhor.


Chau: Pelo que eu me lembre, ela não quis construir o movimento do dia 7 de setembro, que é uma mobilização histórica pra esquerda, e quis se juntar com o MBL, pra participar das mobilizações do dia 11. Lembrando que o MBL é liberal.


ENCAMINHAMENTOS:

  • O CAPB mediará o evento, mas organizaremos um espaço de debate.

  • Trazer o projeto de lei para que o CAPB entenda o projeto político sem assédio na universidades.


2. EREM


Mariana: O EREM é o evento da Denem destinado ao CAs da medicina. Ele é um evento direcionado principalmente para inserir os alunos dentro de um debate político, sobretudo os calouros. Esse evento vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de setembro em Marília, sediado pelo DACA. As inscrições já estão abertas. Todos ficam em alojamentos. Vocês podem pegar o pacote de alojamento e alimentação que é cerca de 100,00. Precisamos de um edital para decidir quem CAPB vai financiar, em função da modalidade de ingresso, principalmente o ônibus. E precisamos ir atrás dos velhos, para eles ajudarem a bancar o EREM.


Bani: Inviabiliza o caixa, se não tivermos a ajuda dos velhos, porque ficaremos prejudicados em relação ao caixa. Precisamos do caixa pra lojinha, pra fazer pedidos das roupas.


Mariana: Lembrando que vamos bancar todos os RAs. E no edital terá a possibilidade de patrocínio do CAPB de 100%, 50% ou 25%.


Vinicius: Antes existiam as inscrições em blocos, que sai mais barato. Então comprávamos o primeiro lote, e revendíamos. Pegávamos cerca de 40 ingressos, e revendíamos. Vendíamos para os calouros a um preço muito mais barato, pra que eles fossem no evento. 40 ingressos, conseguíamos revender facilmente.


Vinicius: Fico mais preocupado em relação a esse critério em função da modalidade de ingresso. Porque podem haver pessoas de ampla concorrência que precisem dessa ajuda. Ainda mais considerando que estamos vindo de um período de crise econômica.


Rodrigo: Mas acredito que os cotistas são prioridades. De qualquer forma, podemos analisar cada caso separado.


Bani: Precisamos também estabelecer um limite de número de ônibus. Acredito que só um ônibus, para não prejudicar o nosso Caixa. Sem a ajuda dos velhos, acho que o CA deveria arcar com somente 50% dos gasto com o ônibus


Vinicius: Tem um grupo de exCapbs, posso tentar ajudar e colocar vocês no grupo.


Maria Izabel: Eu posso ficar responsável por ir atrás dos velhos e pedir ajuda


Vinicius: A gente costumava juntar o ônibus com outras faculdades, como a Uninove. Eles pagavam e a gente só ia.


ENCAMINHAMENTOS:

  • Fazer o edital, ajudando a rede de ajuda. Bancando 100, 50 e 25%, conforme a modalidade de ingresso.

  • CAPB bancar o ônibus, se houver ajuda dos velhos.

  • Cotação do ônibus: Bani.

  • Ir atrás de patrocínio dos velhos, nos grupos de exCAPBS.

  • Ver sobre a compra dos ingressos em lote.

  • Sem ajuda dos velhos, CAPB financia 50% do ônibus.

ESTIVERAM PRESENTES: Bani, Rodrigo, Mariana, Marina, Guilherme, Heitor, Carol, Kenzo, Kamila, Carol, Matheus, Guilherme, Maria Izabel, Vinícius, Juan.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page