PAUTAS:
Apoio à chapa 1;
CCM.
WI-FI
INFORME CG
Alteração do limite de armazenamento das contas institucionais do Google - 5GB por conta.
INFORME COBREM
Sede nacional da DENEM: o CAPB agora é sede nacional da DENEM, o que favorecerá o nosso contato com a entidade.
1. Apoio à chapa 1
Mariana: neste ano vamos ter eleição para a diretoria da EPM. A chapa 1 foi a única que quis ouvir os estudantes e o nosso projeto político tem muita consonância com as propostas deles: nenhum deles é funcionário da SPDM, querem delimitar melhor a função do HSP na nossa formação (querem suprir nossa demanda de estágio em atenção básica), querem fazer um escritório para acolher as demandas e problemas dos estudantes. Falamos sobre a importância da permanência estudantil e eles reforçaram a importância de termos paridade nos conselhos.
Vini: os departamentos fazem lobby para a chapa 2. Pergunta quais são as propostas da chapa 1 para permanência. Por exemplo, nós passamos 1h na fila do bandejão. Houve uma falha de comunicação ontem, pois o link para a reunião ocorreu pouco antes dela.
Mariana: a permanência foi o ponto que eles trouxeram menos propostas efetivas.
Dessa: coloca que não foi o capb que organizou a reunião, mas eles que chamaram, e não conseguimos divulgar com antecedência. Acha extremamente preocupante a possibilidade de a chapa 2 se eleger, por conta do conservadorismo epmista dessa chapa, alem de ter utilizado momento de aula para propaganda política, na tentativa de estabelecer um diálogo com os estudantes, mas ridicularizando-os.
Marina: coloca que, apesar da chapa 1 não ter soluções para alguns problemas, mais preocupante é a chapa 2 que nem reconhece os problemas.
Dessa: Aponta que o Magnus, candidato à chapa 1, foi um dos idealizadores do fórum epm que queremos, o que demonstra que em alguma medida ele está buscando ouvir as categorias e planejar melhorias. Acha que o capb precisa escrever um posicionamento a favor da chapa 1, em suma por que existem forças que penetram na categoria estudantil em apoio à chapa 2
Bani: pergunta como funciona as eleições, se os estudantes tem o mesmo peso de voto que as outras categorias.
Lale: responde que todas as categorias tem o mesmo peso de voto, e a eleição é por maioria simples. Sobre a chapa 2, coloca que a ela é continuidade da chapa atual, que já teve diversas atitudes repudiatorias contra os estudantes. Em uma situação, quando o capb se opôs à reprovação dos estudantes, chamaram o capb para ameaçar a entidade de processo. Essa é a postura deles, de criminalizar e censurar o movimento estudantil. Esse movimento começou q mudar no final da gestão, tentando se aproximar um pouco mais, para não se mostrar mais tão hostil em um período próximo da eleição. Mesmo que a chapa 1 tenha deficiências, pelo menos ela está aberta a conversa.
Israel: coloca que na tentativa de se mostrar mais aberto, teve um discurso levemente saudosista da epm, o que talvez seria importante acessá-lo para tentar alterar esse discurso.
Dessa: coloca que antigamente esses símbolos eram mais comuns entre as entidades, e que talvez essa percepção venha naturalmente.
Lale: acha muito difícil um diretor se eleger sem ter esse discurso epmista, por mais que ele tenha críticas a essa discurso, é importante que ele o mantenha em alguma medida como jogo político e para conquistar outras categorias, como docentes e outras partes do corpo estudantil.
Vini: só o capb recentemente tomou essa postura mais crítica em relação a epm e as entidades, mas mesmo o corpo estudantil ainda tem muito desse discurso. Coloca importante que se for aprovado o apoio do capb, é interessante divulgarmos tanto o apoio à chapa 1 quanto o repúdio à chapa 2.
Carol: traz a proposta de uma postagem no Instagram explicando como funciona a votação.
ENCAMINHAMENTOS:
Apoiar a chapa 1 nas eleições da diretoria.
2. CCM
Mari: Juan de representante oficial e Thais Neri como suplente.
Vini: acho importante pontuar algo sobre a ccm, ela está relacionada a coisas mais práticas do curso, composto por 18 professores e 6 alunos. Os professores são coesos e organizados, é bom ter isso em mente, então precisamos nos organizar. Precisamos ser enfáticos e firmes para conseguirmos aprovar algo.
Maria Izabel: fui representante da 90 e participei da última reunião, o assunto foi sobre uma aluna específica que possui muitas dificuldades de aprendizado, e parecia q eles se acordaram entre si para evitar que ela continue no curso.
Vini: essa menina entrou na 86, foi no 1 ano da cota de deficiência e a universidade não ofereceu nada para dar o suporte a ela.
Maria izabel: a visão de o aluno ser um custo também foi levantada.
3. WI-FI
Israel: colocar o Wi-Fi, é importante para que tenhamos um espaço de estudo adequado no prédio.
Comments