PAUTAS:
Corte de verbas
INFORME HSP
Carol: hoje a secretária do Nacime ligou para ela para a gestão do CAPB fazer uma reunião presencial com o diretor do HSP. Também temos uma reunião para marcar reunião com o Fabio Venturini.
Carol Pergunta como sera a reunião com o prof Fabio.
1. Corte de Verbas
Larissa: Larissa fez pdf com as informações e vai enviar para a gestão. Larissa participou de uma reunião com a Sinara para tratar das questões orçamentárias. Sinara fez uma planilha muito boa com todos os gastos de 2021. Sinatra mostrou os gastos para entender como funciona. Em 2022 qdo recebemos o dinheiro da União, ja empenhamos quase todo o valor com energia, limpeza, etc. Mas não fazemos os contratos com o RU e com o HU2. O bloqueio de 3,2 milhões foi reduzido pela metade depois das manifestações. Foi para 7,2 por cento. As mobilizações continuaram. Governo cortou metade do bloqueio. Assim, o dinheiro sai da nossa conta. Metade foi, realmente, cortado. Na Unifep, empenhamos quase tudo, assim o pagamento dos contratos que já foram empenhados sairão dos recursos próprios. Terreno que a UNIFESP aluga, dinheiro de vestibular, etc. somam esse recursos proprios. Fizemos 4 milhões de recursos próprios. Devemos 500 mil para o governo. Recursos próprios e utilizado para capital e custeio. No inicio do ano gastamos 2 milhões com conta de agua. Esses recursos próprios e um dinheiro da UNIFESP que a reitoria distribui. Teremos q reduzir a conta, pois não há dinheiro para RU ate dezembro. Um empenho que nao fizemos: a energia elétrica do HU2. Precisamos de 3 milhões para pagar a conta elétrica do HU2. Vamos tentar uma emenda parlamentar para pagar. Para Agosto não há dinheiro para pagar a conta elétrica do HU2. O recurso próprio e muito utilizado no começo do ano. Governo Bolsonaro atrasou para o pagamento desse recurso. O projeto de lei sai após eleição. Recebemos um doze avos do valor. Se o corte permanecer e não recebermos o recurso proprio, alguma coisa, possivelmente vai fechar. Temos zeros reais e ainda devemos 500 mil para o governo. Durante a pandemia não havia dinheiro, mas a maioria das pessoas estavam em casa. Agora estamos presencialmente aqui, os gastos aumentam e não temos dinheiro.
Andressa: vai fechar a universidade?
Larissa: vai fechar aos poucos as unidades acadêmicas. Começando pela zona leste.
Andressa: precisamos mobilizar os estudantes. Não sabe como podemos falar com eles para fazê-los acordar. Diz que as pessoas não estão entendendo a gravidade. Organizar post no Instagram e falar nas salas.
Mariana: Acha que temos que fazer a mobilização com os outros campi. Tem várias coisas que precisamos conversar com outros campi já. Precisamos chamar CR-DCE novamente, organizando as manifestações de forma interligada e intercampi.
Carol: precisamos nos mobilizar com outros campi. Precisamos de novas estratégias para fazer o pessoal saber o que esta acontecendo. Falar na fila do bandejão durante o almoço. Usar microfone.
Larissa: podemos chamar com a crise da UNIFESP, pois nao existe uma diferença. Devemos explicar para todos os campi o que está acontecendo. Uma hora de espaço de formação de forma sucinta e clara. Chamar a pauta e depois incentivar a discussão. Entendemos pouco a gravidade, e eles entende menos ainda. Podemos chamar o CR DCE
Carol: a ideia é fazer um seminário.
Lale: o seminário da ADUNIFESP foi maravilhoso e muito importante, mas acha que não atendeu outros campis. Pensa que não houve muita visualização de discentes que são de outros campi.
Carol: pensa que as galeras de fora viram mais o vídeo do que a galera daqui.
Andressa: Trouxe a ideia de trazer a Sinara como espaço de formação.
Mariana: A divulgação pode ser diferente da clássica (em vez de CR-DCE, chamar de seminário e articulação com outros campi).
Andressa: As pessoas daqui nao comparecem, apenas as do caS
Marina: fazer um chamamento sem falar que e um CR. Diz que base tem q ser de outros campI.
Larissa: Eles fazem greve. Eles que puxam as mobilizações.
Paloma: fazer na sala de forma bem sensacionalista. Ex. A Unifesp vai fechar
Larissa: Tem que criar um evento no Siex. Ver o que a ProEC precisa, pois so assim reservar o Marcos Lindemberg, pois e o que mais gasta energia.
Andressa: Alguém conhece alguem da Denem?
Mariana: Pedir ajudar para a Luciana Tomita durante o horário de almoço.
ENCAMINHAMENTOS:
Fazer texto de divulgação sobre o assunto (post no instagram) e falar nas salas. O post fica para a primeira semana de agosto e a mobilização durante a segunda semana de agosto;
Chamar CR-DCE (agosto) com fala da Sinara antes da discussão;
Preparar texto padronizado para mandar nos grupos.
ESTIVERAM PRESENTES: Maria Izabel, João Bani, Manoela Marques, Andressa Gomes, Larissa Parra, Mariana Prete, Palloma Souza, Caroline Fernandes.
Comments